O mercado pet também precisa ficar de olho nas datas comemorativas de seu nicho para a criação de campanhas sazonais.

São justamente nessas épocas de alta ou de baixa procura que as ações promocionais podem ser feitas para atrair os clientes, girar o estoque e aumentar o ticket médio. 

Então, vamos direto ao ponto: quais são as melhores datas para as campanhas sazonais do seu negócio pet? 

Continue a leitura para descobrir!

Por que criar estratégias de vendas em datas sazonais?

Vale lembrar que datas sazonais são épocas em que a sua pet shop pode ter uma alta procura ou uma baixa procura. 

Por isso, é importante analisar quais são essas datas para que você crie estratégias de atração de clientes e aumento das vendas. E nada melhor do que aproveitar algumas datas específicas do nicho para criar as ações promocionais. 

Os benefícios são muitos, tais como:

  • Aumento das vendas;
  • Aumento dos clientes;
  • Fidelização de clientes;
  • Aumento do ticket médio de vendas;
  • Melhora o giro de estoque;
  • Reforço da marca no mercado. 

Saiba mais: Erros comuns que impedem o crescimento da sua pet shop.

Campanhas sazonais do mercado pet: de olho nas datas!

A Panelaço Pet reuniu a seguir as principais datas que o mercado pet pode aproveitar para criar suas campanhas sazonais ao longo do ano.

Aproveite para planejar as suas estratégias de marketing e vendas!

Janeiro

01: Ano Novo

Dica!

Aproveite o mês para realizar as campanhas sazonais de queima de estoque dos produtos que não foram vendidos em dezembro. 

Também anuncie os produtos que são interessantes para os pets que forem viajar de férias com seus tutores, tais como: assentos para carro, brinquedos, sapatos especiais para solo quente ou frio, roupas, petiscos, etc..

Fevereiro

17: Dia Mundial do Gato

Dica!

A data foi criada para combater o abandono e os maus tratos de animais. Pense em criar uma campanha solidária de adoção responsável, além de promoções especiais de produtos para gatos.

Março

20: Início do Outono

Dica!

Começa a temporada em que o clima esfria e os pets podem ter problemas respiratórios, oftalmológicos e articulares. Por isso, aproveite para realizar em suas campanhas sazonais as promoções para check-ups veterinários, vacinas, além dos produtos de cuidados com a saúde dos bichinhos.

Aproveite, também, para investir na queima de estoque dos produtos de verão, promovendo uma grande liquidação.

Maio

2º domingo de maio: Dia das Mães

25: Dia Nacional da Adoção

Dica!

Aproveite o mês das mães para realizar promoções especiais voltadas para as “mães de pet”. E não se esqueça de apoiar e/ou promover campanhas de adoção de pets em seu estabelecimento. Que tal uma parceria com outras empresas para essa ação solidária? 

Junho

21: Início do inverno

Dica!

Hora de reforçar a venda dos produtos para inverno em suas campanhas sazonais: roupinhas, caminhas, acessórios, medicamentos e consultas ao veterinário.

Julho

31: Dia do Vira-Lata

Dica! 

Chegou o momento de criar ações promocionais divertidas tendo o nosso querido vira-lata como o ator principal! 

Vale criar estratégias de marketing para seus clientes postarem fotos e histórias divertidas (e emocionantes) com seus vira-latas, marcando o seu pet shop nas redes sociais – que tal realizar a distribuição de brindes e sorteios? 

Agosto

08: Dia Internacional do Gato

2º Domingo: Dia dos Pais

26: Dia Mundial do Cachorro

Dica!

Reforce as suas campanhas sazonais em agosto para vender produtos para cães e gatos, também dando destaque em seus anúncios aos “pais de pet”. Estimule-os a divulgarem fotos com seus bichinhos, contando as histórias e marcando o perfil da sua loja.

Ah! E saiba que agosto é conhecido como o “mês do cachorro louco”. Nessa época, as fêmeas costumam entrar mais no cio, resultando em machos com comportamentos mais agressivos. 

É uma boa hora para promover campanhas sazonais de vacinação contra a raiva (embora a doença não tenha ligação com essa situação). 

Setembro

09: Dia do Médico Veterinário

15: Dia do Cliente

22: Início da Primavera

Dica!

Setembro é o mês das homenagens aos clientes e aos médicos veterinários. Aproveite para criar várias promoções e postagens sobre o tema, oferecendo descontos, brindes e outras ações para atrair mais clientes. 

Como o clima começa a esquentar, também faça campanhas sazonais de queima de estoque e liquidações de produtos de inverno.

Outubro

04: Dia Mundial dos Animais

30: Dia do Balconista

Dica!

Aproveite para criar campanhas sazonais para conscientizar os seus clientes sobre os cuidados com os animais. Que tal fazer promoções especiais para vender rações premium para oferecer aos pets ainda mais cuidados na saúde

Também não se esqueça de homenagear os balconistas do seu estabelecimento, seja nas redes sociais e também de forma presencial.

Novembro

25: Dia Mundial do Doador de Sangue

Penúltima sexta-feira de novembro: Black Friday

Dica!

É hora de esclarecer e orientar seus clientes quanto à importância da doação de sangue de pets. Saiba que bancos de sangue veterinário também enfrentam escassez. 

Que tal se unir aos seus concorrentes para, juntos, criar uma campanha de doação mediante entrega de brindes e cupons de desconto? 

E, na Black Friday, já sabe: hora de baixar os preços e preparar o estoque para suprir a demanda!

Dezembro

21: Início do Verão

25: Natal

Dezembro Verde: mês de conscientização sobre o abandono animal. 

Dica!

Além de ser voltado para o mês de conscientização sobre esse tema importante, dezembro também é hora das campanhas sazonais de verão e de Natal.

Crie promoções de serviços de banho e tosa, além de produtos voltados a amenizar a temperatura corporal dos bichinhos. 

Além disso, capriche na decoração de Natal. Que tal colocar uma poltrona vermelha e um Papai Noel para que os pets sejam fotografados? Isso gera muita mídia espontânea!

Gostou das dicas de estratégias para suas campanhas sazonais? No próximo post, confira 6 dicas de cuidados com a gestão da sua pet shop!