Será que dar leite bovino para os pets é indicado? Essa é uma das dúvidas mais comuns que os tutores apresentam, quando falamos de nutrição animal.

A resposta, porém, é bem simples: não! Ou seja, se alguém perguntar se o cachorro pode tomar leite, você já sabe como responder. O mesmo vale para os gatos e outros pets, de todas as idades.

Muitos tutores pensam que oferecer leite de vaca é uma forma de nutrir os cães e gatos resgatados da rua, bem como os idosos, que apresentam dificuldade de mastigação. Porém, essa medida não é recomendada pelos veterinários. Continue lendo e saiba mais!

O cachorro pode tomar leite? Descubra aqui!

Quando os cães são filhotes, eles se alimentam apenas do leite materno. É por isso que muitas pessoas pensam que, assim como os humanos, os cachorros podem tomar leite de caixinha sem nenhum problema.

Não é bem assim! Ao se questionar se o cachorro pode tomar leite ou não, é preciso compreender que, conforme o animal vai crescendo, seu organismo começa a produzir menos lactase, que é a enzima responsável pela quebra da lactose.

A lactose nada mais é do que o açúcar predominante no leite. Conforme os animais (e até os seres humanos) vão crescendo, ela não consegue ser absorvida facilmente pelo organismo.

De tal forma, se o seu cão tomar leite de vaca, ele pode se tornar intolerante à lactose. Esse quadro fará com que ele sofra com vômitos, diarréias, gases e dores abdominais.

Agora você deve estar se perguntando: e quando o cachorro é filhote, pode tomar leite bovino? Nesse caso, a resposta também é não!

Os cachorros devem ser alimentados exclusivamente com leite materno até a quinta ou sexta semana de vida. Se, por qualquer motivo, a mãe for impedida de amamentar o filhote, os tutores não devem dar leite de caixinha, em pó ou qualquer outra versão.

Nessa situação, deve-se consultar um médico veterinário, que avaliará o animal e prescreverá uma dieta adequada. É bem provável que o cãozinho tenha que se alimentar com fórmulas e papinhas especiais, bem como consumir suplementos alimentares para repor os nutrientes e as vitaminas necessárias para se desenvolver de forma saudável.

E o gato pode tomar leite? Veja agora!

Assim como ocorre com os cachorros, muitas pessoas não sabem se o gato pode tomar leite ou não. A resposta para esse questionamento é a mesma: não!

Por mais que possa parecer carinhoso oferecer uma tigela cheia de leite para o seu gato, ao fazer isso, você estará causando mais mal do que bem para o bichano.

Da mesma maneira que acontece com os cachorros, os gatos devem se alimentar apenas com o leite materno até a sexta semana de vida. Porém, o leite da gata não pode ser substituído pelo de vaca.

Isso porque o leite bovino não possui as quantidades adequadas de lipídios, proteínas, vitaminas e nutrientes que o filhote necessita. Logo, se a gata-mãe não tiver como amamentar os filhotes, deve-se buscar ajuda do veterinário para que ele indique formas de suprir as necessidades alimentares do bichano. Nada de alimentá-lo com leite de vaca!

Para os gatos adultos e idosos, não é indicado dar leite bovino pelo mesmo motivo dos cães. Se você fizer isso, o pet poderá se tornar intolerante à lactose e ter sérios problemas de saúde.

Vale lembrar que alimentos derivados do leite, como o queijo e o iogurte, também devem ser evitados pelos pets.

Se você ouvir alguém dizendo que cachorro e gato podem tomar leite, saiba que essa informação não é verdadeira! Por isso, evite dar esse alimento e seus derivados ao seu pet e garanta que ele tenha muito mais saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Em caso de qualquer dúvida sobre alimentação para pets, sempre converse com um médico veterinário de confiança. Ele é a melhor pessoa para orientá-lo sobre como tratar dos animais de estimação.

No nosso blog, sempre publicamos conteúdos interessantes para que o seu pet tenha uma boa saúde. Leia agora o nosso artigo que fala sobre como identificar a quantidade correta de alimentos para os cachorros.