Saber como vender pelo WhatsApp, hoje em dia, é algo essencial para os lojistas de todos os segmentos. Para os pet shops e agropecuárias não é diferente! Por isso, é importante que você aprenda as principais estratégias do aplicativo para atender bem os clientes online.

Os números do WhatsApp são impressionantes! Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa feita pelo instituto Opinion Box, 98% dos usuários de smartphones no Brasil têm o aplicativo instalado.

O estudo também aponta que 86% dos usuários do WhatsApp usam o aplicativo diariamente. Além disso, 76% dos respondentes da pesquisa disseram se comunicar com empresas usando o mensageiro.

Esses dados são a prova de que você precisa saber tudo sobre como vender pelo WhatsApp e, dessa forma, aumentar os lucros da sua loja pet.

As 6 melhores estratégias para vender pelo WhatsApp

Caso você ainda tenha dúvidas sobre como vender pelo WhatsApp, não se preocupe! Listamos uma série de dicas para você colocar em prática no seu pet shop ou agropecuária. Confira!

1. Baixe o WhatsApp Business

Antes de tudo é preciso que você baixe o WhatsApp Business, que é a versão para negócios do aplicativo mensageiro.

Ter uma conta no WhatsApp Business é importante, tendo em vista que a plataforma para negócios conta com funcionalidades que não estão disponíveis para os usuários comuns.

2. Utilize a organização por etiquetas

Um dos principais recursos do WhatsApp Business são as etiquetas. Elas são uma ótima maneira para você organizar a sua lista de contatos por cores, o que otimiza o trabalho.

Com essa ferramenta, você poderá criar categorias de mensagens, tais como “Novos clientes”, “Pedidos em andamento”, “Pagamentos pendentes” etc. Assim, poderá administrar melhor as conversas e não deixar ninguém sem atendimento.

3. Faça listas de transmissão

As listas de transmissão são um recurso excelente para as lojas que desejam vender pelo WhatsApp. Trata-se de uma ferramenta em que uma mensagem pode ser enviada para vários contatos ao mesmo tempo.

No WhatsApp Business, você pode criar listas de transmissão com até 256 contatos. Uma vez que elas forem criadas, ficam salvas na sua conta para que envie mensagens sempre que for necessário.

As listas de transmissão são excelentes para divulgar promoções! Se você estiver com uma promoção de ração para cachorro, por exemplo, pode enviar um material publicitário para todos os tutores de pet que compram de você.

Para evitar problemas, no entanto, é importante pedir autorização dos clientes para enviar as mensagens publicitárias. Isso pode ser feito no primeiro contato com o usuário pelo WhatsApp.

Ao criar uma lista, envie uma mensagem perguntando aos clientes se eles aceitam receber conteúdos publicitários do seu pet shop pelo WhatsApp. Caso alguém responda de forma negativa, exclua o número daquela pessoa da lista e siga a estratégia com os usuários que concordaram em receber o conteúdo.

4. Ofereça um atendimento personalizado pelo aplicativo

Para ganhar a simpatia dos clientes e fidelizá-los, oferecer um bom atendimento é fundamental. Por isso, assim como os atendentes da sua loja devem ser cordiais ao receber alguém presencialmente no pet shop, devem fazer o mesmo ao responder chamados no WhatsApp.

O atendimento deve ser sempre personalizado e buscando agradar aos diferentes perfis de clientes. Você pode usar emojis para demonstrar emoções e deixar o conteúdo da mensagem mais chamativo, por exemplo.

Caso o cliente tenha dificuldade de entender um texto, você pode perguntar se pode enviar um áudio. Assim, tente explicar de forma clara e com um tom de voz agradável.

Por via de regra, no entanto, sempre prefira a comunicação por texto. Use os áudios apenas se o cliente solicitar ou se a conversa por texto não estiver fluindo bem.

5. Utilize mensagens de auto resposta para ganhar agilidade

No WhatsApp Business, você também pode criar mensagens de auto resposta. São textos automáticos e que podem ser enviados para os clientes, sempre que eles entrarem em contato com o seu pet shop.

Você pode criar uma mensagem automática de boas-vindas, trazendo informações importantes como o horário de atendimento da loja e número para atendimento de urgência, caso o pet shop ofereça um serviço de veterinário 24 horas.

Também é possível salvar as mensagens que envia com mais frequência e que servem para responder às principais dúvidas dos clientes, como localização da loja, marcas com que trabalha, preço dos produtos etc.

6.  Utilize o aplicativo em estratégias de pós-vendas

Além de vender pelo WhatsApp, você também pode usar o aplicativo em estratégias de pós-vendas, visando criar um vínculo com os seus clientes e fidelizá-los.

Alguns dias depois de vender um medicamento para pet, por exemplo, é uma boa ideia enviar uma mensagem ao tutor, perguntando como o bichinho de estimação está. Isso demonstra interesse e gera proximidade.

Você também pode usar as listas de transmissão para enviar mensagens em datas comemorativas, como o Natal, a Páscoa, entre outras. 

Se o seu pet shop vende vacinas para cães e gatos, convém também salvar os dados do esquema vacinal dos animais. Assim, quando estiver na hora deles tomarem novas doses, envie mensagens lembrando os tutores. 

O mesmo pode ser feito mensalmente para lembrar sobre a compra de ração, para que não falte comida para os animais em casa.

Colocando todas essas estratégias em prática, você terá muito mais facilidade e resultados positivos ao vender pelo WahtsApp. Por isso, não deixe de seguir as nossas dicas e impulsionar as vendas em seu pet shop ou agropecuária.

Gostou deste conteúdo? Então, continue aprendendo com a gente e leia agora o nosso artigo que traz dicas para melhorar a experiência do cliente em sua loja.