Dicas
Como cuidar da saúde bucal dos gatos e cachorros?
19/05/2022

Cuidar da saúde bucal do pet é tão importante quanto atitudes como completar o ciclo vacinal do seu bichinho de estimação.

Estamos aqui para mostrar aos tutores os benefícios desta prática e quais são esses cuidados com a saúde bucal do pet que devem existir para uma melhor qualidade de vida dos mesmos.

Se você tem um animal de estimação e acha que escovar os dentes, dar alimentação correta pensando nos dentes deles é frescura, vamos te provar o quão importante é para manter a sua saúde como um todo.

Continue a leitura!

Porque cuidar da saúde bucal do pet?

Assim como a nossa boca, a dentição dos gatos e cachorros também precisam de cuidados para evitar as bactérias e cáries causados por tártaros que podem se multiplicar caso não sejam removidos.

O tártaro é uma camada amarelada que aparece nos dentes dos gatos e cachorros quando não tem os cuidados necessários para que eles não apareçam.

Por isso é de extrema importância que os tutores de pets tenham atitudes de prevenção com os seus animais desde quando ainda são bebês para evitar problemas mais graves.

Como prevenir problemas na dentição dos cachorros e gatos?

Não há quem resista ao sorriso de um animalzinho feliz, não é mesmo? Mas saiba que eles podem ter vários problemas de saúde se não cuidar da saúde bucal do pet.

Então para que eles não sofram com uma dor de dente terrível e te deixe super preocupado, se liga nessas dicas para cuidar da saúde bucal do pet que você tem em casa.

Escove os dentes do seu gato ou cachorro

Sim, gente! É isso mesmo que você está lendo. uma das principais atitudes com saúde do seu pet é escovar os seus dentes desde quando nascem até a vida toda dele para evitar os temidos acúmulos de tártaros que os fazem sofrer com mau hálito e dor de dente.

De acordo com o Hospital Popular de Medicina Veterinária, a escovação deverá ser feita todos os dias, para retirar resíduos de comidas e evitar o crescimento de tártaro nos dentes.

Importante: Use sempre escova e creme dental próprio para gato e cachorro que você encontra nas clínicas veterinárias e pet shops.

O bafinho não é normal!

Muitos tutores acreditam que o bafinho do seu animal de estimação é comum, e próprio deles. Mas estão enganados, pois, o mau hálito é sinal de que algo não vai bem com o pet e deverá ser avaliado.

Além da formação dos tártaros podemos citar a inflamação das gengivas (gengivite), que são problemas que podem ser evitados.

Cuida da saúde bucal do pet incluí:

  • Escovação, como já falamos acima;
  • Visita ao veterinário odontológico de tempos em tempos, de acordo a necessidade visível e observada da formação da camada amarelada nos dentes ou bafo;
  • Alimentação saudável.

Qual tipo de alimentos podem ajudar na saúde bucal do pet?

Precisamos informá-los ou até mesmo lembrar aos que já sabem, que biscoitos de doces fazem completamente mal a saúde dos pets, inclusive dos seus dentes.

Escolher uma alimentação de qualidade para o seu pet é essencial para o funcionamento de todo o organismo dos bichinhos.

Assim como os humanos, nos pets, a saúde também começa pela boca, e além dos cuidados externos como escovação e limpeza de tártaros, um pet alimentado de forma saudável tem bônus extra na sua saúde bucal.

Os tutores devem oferecer rações de qualidade, como as do catálogo de produtos do Panelaço Pet, que são alimentos com índices de nutrientes que auxiliam para um organismo saudável, e permitem uma dentição forte para os seus pets.

Pets bem nutridos com rações de qualidade e específica para cada raça, evita problemas de saúde e uma dentição sem rachaduras ou quebras dos dentes por falta de nutrientes em seu organismo.

Reforçamos que além das dicas para um maior cuidado com a saúde bucal do seu pet, a visita regular ao veterinário é de extrema importância.

Enfim, lembre-se sempre que saúde começa pela boca, e encontrando a alimentação de qualidade na Panelaço Pet, você estará demonstrando amor e cuidado não só com a saúde bucal do pet, mas também do seu coração, dos pulmões e dos rins que são afetados quando eles não são bem nutridos.

Conteúdos Recentes
Receba nossa
Newsletter
Seja o primeiro a receber
nossas novidades!
Conta pra gente, você...