Marketing
Estratégia de vendas para pet shop: 9 técnicas para aumentar o faturamento
17/04/2023

Se você está à frente de um pet shop, sabe que é preciso muito mais do que gostar dos animais para manter o negócio faturando. É preciso ter uma boa estratégia de vendas.

Afinal de contas, trata-se de um tipo de empreendimento que apresenta uma grande concorrência, tanto nas grandes quanto nas pequenas cidades. 

Por isso, neste post, vamos apresentar 9 técnicas de vendas que podem ajudar a impulsionar o seu pet shop.

1. Conheça o seu público-alvo

Antes de traçar qualquer estratégia de vendas, é fundamental conhecer o seu público-alvo. 

  • Quem são as pessoas que frequentam o seu pet shop?
  • Quais as características dos pets dessas pessoas? 
  • Quais são as suas necessidades e desejos? 
  • Quais são os produtos e serviços que mais procuram? 

Com essas informações em mãos, você pode adaptar a sua estratégia de vendas para atender melhor às demandas dos seus clientes.

Leia também | Dicas para pet shop: 5 segredos importantes para a gestão do negócio

2. Invista em um bom atendimento

O atendimento é um fator determinante na fidelização de clientes. Por isso, invista em treinamento para a sua equipe e incentive um atendimento personalizado e atencioso. 

Além disso, esteja sempre disponível para tirar dúvidas e ouvir sugestões e críticas dos seus clientes. Vale incentivá-los a responderem a pesquisas em troca de brindes para os pets. Assim, você coleta dados importantes para melhorar o atendimento.

3. Ofereça produtos exclusivos

Oferecer produtos exclusivos é uma ótima maneira de diferenciar o seu pet shop da concorrência. 

Procure por produtos de qualidade e que não são encontrados facilmente em outras lojas. Isso pode atrair clientes em busca de novidades e exclusividades. 

Leia também | Conheça as principais tendências do mercado pet em 2023

4. Crie promoções como estratégia de vendas

Promoções são uma maneira eficiente de atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Crie promoções especiais para datas comemorativas, como Dia dos Namorados e Natal, por exemplo. 

Além disso, ofereça descontos em produtos que estão saindo de linha ou que estão próximos da data de validade no estoque.

5. Invista em marketing digital 

O marketing digital pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar a estratégia de vendas do seu pet shop.

Invista em anúncios nas redes sociais, e-mail marketing e em um site atrativo e funcional. Além disso, crie conteúdo relevante para o seu público-alvo, como dicas de cuidados com animais de estimação e novidades do mercado pet.

6. Faça parcerias com outras empresas

Parcerias podem ser uma ótima maneira de aumentar o alcance do seu pet shop e conquistar novos clientes. 

Procure por empresas ou profissionais que atuem em áreas complementares à sua e ofereça descontos ou brindes em troca de divulgação.

Exemplos:

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7. Ofereça serviços adicionais

Oferecer serviços adicionais pode ser uma maneira de aumentar o faturamento do seu pet shop. Oferecer serviços de qualidade e com preços justos pode ajudar a fidelizar os clientes e atrair novos.

Alguns exemplos de serviços que podem ser oferecidos são:

  • banho e tosa; 
  • vacinação;
  • consultas veterinárias;
  • adestramento;
  • hospedagem. 

8. Faça cross selling como estratégia de vendas

O cross selling é uma estratégia de vendas que aumenta o ticket médio de cada venda, aumentando o faturamento do pet shop.

A ideia é oferecer produtos ou serviços adicionais aos clientes a cada compra – desde que os itens oferecidos sejam complementares e tenham um preço menor, para aumentar as chances de fechar negócio.

Exemplos:

  • Cliente comprou uma ração? Ofereça um petisco adicional.
  • Cliente comprou uma roupa de inverno para o pet? Ofereça um brinquedo.
  • Cliente comprou uma coleira? Ofereça uma guia longa. 

9. Conte com bons fornecedores

Por fim, para uma boa estratégia de vendas dar certo, também é preciso contar com bons fornecedores, tanto em termos de produtos quanto de atendimento e cumprimento de prazos.

Afinal, não adianta oferecer aos clientes produtos de qualidade, mas que estão rotineiramente em falta na loja, dificultando a fidelização.

Nesse caso, você pode contar com a Panelaço Pet – fábrica especializada em oferecer a melhor linha de alimentos feitos para cães e gatos. 

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